Essa dor de barriga é apendicite ou não?
Esse quadro é considerado emergencial, mas muitas pessoas
demoram a ir ao pronto-socorro por não relacionarem os sintomas a ele
Você sabia que existe uma parte do seu intestino que parece um dedinho da mão? Ele se chama apêndice e fica do lado direito da barriga, perto do osso do quadril. Às vezes, ele inflama e causa muita dor – é isso o que chamamos de apendicite.
Ninguém sabe ao certo por que o apêndice inflama. Uma das possibilidades é que ele fica entupido por alguma coisa, como um pedaço de alimento ou mesmo um cisto.
Quando isso acontece, a pressão dentro do apêndice aumenta e ele começa a sofrer uma inflamação intensa. Aí, as bactérias que vivem no intestino aproveitam a situação e invadem essa estrutura, o que intensifica a inflamação e gera pus.
O pico de incidência da apendicite fica entre os 14 e os 20 anos de idade. Ela acomete igualmente ambos os sexos.
Existem dois tipos de apendicite: a simples e a complicada. A simples é quando o apêndice está inflamado, mas não está furado nem vazando pus para outros órgãos.
A complicada (que representa de 15% a 35% dos casos) é quando o apêndice está tão inflamado e tomado por bactérias que fura e espalha pus pelo abdômen. Isso, por sua vez, pode causar infecções graves e morte.
Segundo o DATASUS, tivemos 2.435 óbitos só em 2023 por essa causa no Brasil. Por isso, a atenção ao quadro deve ser máxima, e o início do tratamento, rápido frente ao surgimento dos sintomas. E a dor de barriga é o mais comum. Mas como é a dor de barriga da apendicite?
Ela começa na região ao redor do umbigo e se move para o lado direito do abdômen. A dor geralmente aumenta com o tempo e piora com tosse, movimento ou palpação. Pode vir acompanhada de febre, náuseas, vômitos e alterações do intestino.
O tratamento mais comum é tirar o apêndice com uma cirurgia. Hoje em dia, existem procedimentos menos invasivos, que usam uma câmera para ver dentro da barriga.
Essas cirurgias são chamadas de videolaparoscopias e trazem a vantagem de serem mais rápidas, causarem menos dor e permitirem uma recuperação fácil. Mais recentemente, a cirurgia robótica se tornou outra opção terapêutica.
Por isso, se você ou alguém próximo apresentar dores na barriga parecidas com as que eu mencionei aqui, não perca tempo. Vá direto ao pronto-socorro mais próximo de sua casa e relate os sintomas. Quanto antes o tratamento, melhor.
16 de janeiro de 2024
,Marcelo de Oliveira Rodrigues da Cunha
Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma e Cirurgia do Aparelho Digestivo, membro da SBCBM e do CBCD, cirurgião robótico pela Intuitive e especialista em Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo pelo HC-FMUSP.