Whey protein: é necessário usar mesmo?
Esse suplemento se torna cada vez mais popular. Mas, embora seja útil em diversas situações, não deve ser visto como uma panaceia para a saúde
O whey protein é um suplemento em pó produzido a partir do soro do leite. É considerado fonte de proteína de boa qualidade, ideal para quem busca uma forma prática de aumentar o consumo proteico diário. Ele pode ser dividido em três apresentações:
- Concentrado: passa por menos processamento e, portanto, é mais barato. Tem cerca de 80% de proteína. Como carrega mais lactose, não é interessante para pessoas intolerantes a ela.
- Isolado: tem uma digestão e absorção mais rápidas em relação ao concentrado. Possui pouca gordura e pouco carboidrato, mas cerca de 90% de proteína. É mais recomendado aos intolerantes à lactose.
- Hidrolisado: é a apresentação de absorção mais veloz em relação aos outros, e também a mais cara. Possui 95% de proteína e baixo teor de carboidratos e gorduras.
O whey protein pode complementar a ingestão diária de proteína, quando não é possível atingir a recomendação através da alimentação. Ele pode entrar, por exemplo, em refeições menores, como o café da manhã ou os lanches.
Quando bem indicado, existem benefícios associados ao whey. Destaco alguns:
- Fornece saciedade
- Ajuda a atingir a quantidade proteica diária
- Melhora o controle glicêmico
- Auxilia a reduzir o estresse inflamatório e oxidativo
- Melhora a sensibilidade da ação da insulina
- Pode ajudar a preservar os músculos
Além disso, estudos em pessoas com diabetes sugerem que o seu uso em longo prazo reduz complicações decorrentes da doença.
Mas vale ressaltar: em qualquer fase da vida, o whey é um possível complemento, não mais do que isso. A base da ingestão de proteínas deve acontecer pela alimentação, com fontes como carne, frango, ovo, leite, iogurte, feijões, tofu, vegetais verde-escuros, quiabo, beterraba e feijões.
O whey protein não é essencial na dieta de um indivíduo. Seu uso deve ser recomendado por um nutricionista através de um cálculo individualizado, de acordo com o seu objetivo e sua rotina alimentar.
5 de junho de 2024
,Natasha Albuquerque
Nutricionista, pesquisadora e doutoranda em Saúde Coletiva pela UFC.