Olhar da Saúde 2025-Thumbs-Mounjaro e vesícula biliar

Mounjaro e o risco de complicações na vesícula biliar

Análise de estudos apresentada no Congresso do Colégio Americano de Cardiologia aponta para aumento de risco de problemas na vesícula biliar. Esse é mais um motivo para se evitar usar esse remédio sem acompanhamento médico

O Mounjaro, nome comercial da tirzepatida, é um medicamento cada vez mais utilizado para ajudar no controle do peso em pessoas com sobrepeso ou obesidade mundo afora, apesar de essa indicação ainda não ser aprovada pela Anvisa no Brasil. No entanto, um novo estudo apresentado no Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, em Chicago, revelou que o uso desse remédio pode dobrar o risco de desenvolver doenças na vesícula biliar, como “pedras na vesícula” e inflamações.

O que mostra o estudo?

Pesquisadores da Escola de Farmácia Long John, da Universidade do Pacífico e do Centro Médico David Grant, das Forças Aéreas dos Estados Unidos, analisaram dados de quatro estudos clínicos envolvendo mais de 4.200 pacientes com sobrepeso ou obesidade, sem diabetes. A idade dos participantes variava entre 36 e 48 anos, e o estudo durou entre um ano e um ano e meio. 

O objetivo era comparar a segurança do uso da tirzepatida com a de um placebo (substância inativa).

Os resultados mostraram que os pacientes que usaram tirzepatida tiveram o dobro de chances de desenvolver problemas na vesícula biliar como pedra ou inflamação aguda em relação ao grupo que recebeu placebo. 

Mas cuidado ao analisar as estatísticas: enquanto 1,86% dos participantes no grupo placebo teve alguma complicação na vesícula biliar, essa taxa foi de 3,52% entre os que usaram Mounjaro. Em outras palavras, para cada 60 pessoas que usam o medicamento, uma pode desenvolver alguma dessas doenças. 

Por que isso acontece?

Ainda não está totalmente claro o motivo desse aumento no risco observado nessa análise, mas acredita-se que a perda de peso rápida e as mudanças no metabolismo dos lipídeos possam contribuir para a formação de cálculos biliares. De maneira geral, medicamentos que promovem grande perda de peso frequentemente estão associados a essas complicações, como é o caso do Wegovy (nome comercial da semaglutida). 

O que fazer se você usa ou pretende usar tirzepatida?

Se você tem histórico de problemas na vesícula biliar, como cálculos ou inflamações, é fundamental conversar com um médico antes de iniciar o tratamento com tirzepatida. 

Para quem já usa tirzepatida, é importante ficar atento a sintomas como dor forte na parte superior direita do abdômen, náuseas, vômitos e icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos). Caso esses sinais apareçam, procure um médico imediatamente.

Vale lembrar que os estudos não foram desenhados para avaliar especificamente o efeito de Mounjaro na vesícula, mas sim seus efeitos no peso corporal. Estes são dados exploratórios. 

Em suma, a tirzepatida é uma opção eficaz e segura para redução de peso corporal e como todo medicamento apresenta riscos que precisam ser levados em consideração, especialmente para pessoas com tendência a problemas na vesícula biliar. Antes de iniciar o uso, é fundamental consultar um profissional de saúde para avaliar se o benefício supera os riscos em cada caso individualmente. 

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri

Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima