Olhar da Saúde 2025-Thumbs-Diabetes e anemia

Diabetes e anemia: uma conexão pouco discutida, porém frequente

Novo estudo reforça o elo entre essas doenças e mostra a necessidade de ficar atento aos exames e sintomas

Geralmente associamos o diabetes a problemas como infarto, neuropatia ou doenças renais. No entanto, um estudo publicado na revista Diabetes Care neste mês de março revela uma relação importante e pouco discutida: a conexão entre diabetes e anemia.

Pesquisadores do Instituto do Coração e Diabetes Baker e da Escola de Saúde Pública e Medicina Preventiva, ambas em Melbourne, na Austrália, analisaram dados de duas grandes bases de informação: a National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES), dos Estados Unidos, e o UK Biobank, do Reino Unido. No total, foram estudados mais de 398 mil indivíduos. 

Os resultados são claros: pessoas com diabetes têm um risco de duas a quatro vezes maior de desenvolver anemia quando comparadas àquelas com níveis normais de açúcar no sangue.

Durante um seguimento de cerca de 13 anos no UK Biobank, mais de 42 mil participantes manifestaram anemia. Os pesquisadores identificaram que, entre os indivíduos com diabetes, havia uma maior probabilidade de diferentes tipos de anemia, incluindo:

  • Anemia por deficiência de ferro: risco 3 vezes maior
  • Anemia de doença crônica: risco 3 vezes maior
  • Anemia por deficiência de vitamina B12: risco quase 5 vezes maior

Mesmo após ajustes estatísticos para fatores como inflamação, doença renal e uso de medicamentos, a associação entre diabetes e anemia permaneceu fortemente significativa.

O que isso significa, na prática? Pessoas com diabetes devem ficar atentas a sintomas como cansaço excessivo, falta de ar, tonturas, palpitações e palidez da pele e mucosas. Mas, como esses sintomas podem indicar diversas outras doenças, é fundamental que o profissional de saúde solicite com periodicidade o exame de hemograma. 

Esse estudo reforça a necessidade de um olhar mais amplo para as complicações do diabetes. A relação com a anemia é forte e merece atenção tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes. 

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri

Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima