Olhar da Saúde-Thumbs-Insulina icodeca e Ozempic

Combinação da insulina semanal com Ozempic na mesma caneta pode beneficiar pessoas com diabetes

Estudos apresentados no Congresso Europeu de Diabetes mostram que esse combo alia eficácia, segurança e comodidade na luta contra o diabetes tipo 2

Ainda nem temos no Brasil uma insulina semanal, mas já estamos de olho na combinação dessa mesma insulina semanal (a icodeca) com o famoso Ozempic (semaglutida) em uma mesma caneta de aplicação subcutânea. Isso mesmo! Mas qual a vantagem de apostar nessa combinação entre pessoas com diabetes tipo 2? 

Sim, alguns desses pacientes não precisam de insulina para controlar a glicose. Mas outros – principalmente os que convivem com a doença há bastante tempo –, sim. Isso porque, com o tempo, a capacidade do pâncreas em produzir insulina por conta própria diminui. 

Imagine uma mulher de 68 anos com diabetes tipo 2 que usa uma insulina basal que dura 24 horas e outra de ação rápida nas três principais refeições do dia. São 28 injeções por semana.

Eis que um estudo comparou esse esquema com a combinação semanal da chamada insulina icodeca com Ozempic em uma única aplicação. E qual o resultado? 

A combinação se mostrou tão eficaz em controlar a glicose, porém com redução do peso corporal e menor risco de hipoglicemia. Tudo isso trocando 28 injeções semanais por uma.

Em resumo, os estudos de fase 3 apresentados no Congresso Europeu de Diabetes apontam algumas vantagens dessa união entre insulina icodeca e Ozempic:

  • Maior engajamento e a qualidade de vida
  • Redução do peso corporal, em comparação com o uso de insulina isolada
  • Menor risco de hipoglicemia
  • Proteção cardiovascular e renal 

Esta combinação ainda não foi aprovada em nenhum país, então precisamos aguardar a avaliação dos órgãos internacionais de controle de medicamentos. 

Enquanto isso, é bom vivermos o presente, controlando bem o diabetes com o que já temos e preservando a saúde ao máximo para, em breve, podermos usufruir das inovações que estão para chegar.

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri
Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima