Quando suspeitar de pancreatite aguda?
Essa condição potencialmente grave muitas vezes é confundida com gases ou má digestão
O pâncreas é um órgão localizado bem perto da região do estômago. Entre outras coisas, ele produz substâncias que auxiliam no processo de digestão. E também fabrica hormônios vitais, como insulina e glucagon, que são importantes para controlar o açúcar no sangue e nos manter vivos.
Já a pancreatite aguda é uma inflamação intensa do pâncreas que pode ser muito perigosa. Ela é causada principalmente por cálculos na vesícula biliar, abuso de bebidas alcoólicas, níveis elevados de triglicérides (valores acima de 500 mg/dL) e outros fatores genéticos. Alguns medicamentos também podem aumentar o risco do quadro, assim como o hábito de fumar cigarro.
O principal sintoma da pancreatite aguda é a dor abdominal. Mas quando suspeitar que a dor na barriga pode ser uma pancreatite?
Ora, trata-se de uma dor intensa na parte superior do abdômen, capaz de irradiar para as costas e vir acompanhada de vômitos, febre, diarreia, emagrecimento e perda do apetite.
O diagnóstico precoce é fundamental, porque a pancreatite aguda grave pode ser fatal. E, com a destruição massiva do pâncreas pela inflamação, cerca de 40% dos indivíduos acometidos desenvolvem diabetes no longo prazo, além de problemas digestivos e diarreia, levando à desnutrição.
Alguns pacientes podem precisar de internação na UTI e dieta oral zero. Sim, eles ficam sem comer nada para “descansar o pâncreas”. Outros casos necessitarão também de cirurgia e antibióticos.
Qualquer pessoa que apresentar sintomas sugestivos de pancreatite aguda deve procurar um médico imediatamente. Exames de sangue e de imagem do abdômen ajudam a confirmar o diagnóstico.
A rapidez na busca por ajuda médica pode melhorar muito o resultado do tratamento e da evolução em longo prazo.
, 16 de março de 2024
Marcelo de Oliveira Rodrigues da Cunha
Especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma e Cirurgia do Aparelho Digestivo, membro da SBCBM e do CBCD, cirurgião robótico pela Intuitive e especialista em Transplante de Fígado e Órgãos do Aparelho Digestivo pelo HC-FMUSP.