Olhar da Saúde-Thumbs-Remédio para triglicérides retina

Remédio para triglicérides ajuda a controlar doenças oculares em pessoas com diabetes

Grande estudo aponta que uma medicação já disponível no mercado frearia a progressão da retinopatia, um quadro que pode surgir quando o diabetes está descontrolado

Durante o Congresso da Associação Americana de Diabetes, que aconteceu agora em junho na cidade de Orlando (Flórida), foi apresentado o estudo LENS. Ele avaliou a eficácia do chamado fenofibrato na prevenção da retinopatia grave nos olhos de pessoas com diabetes.

Essa doença é caracterizada por lesões nos vasos sanguíneos da retina que comprometem a visão progressivamente. Mas, curiosamente, esse medicamento era mais conhecido pelos cardiologistas do que pelos oftalmologistas, uma vez que é usado para controlar níveis de triglicérides. 

No estudo LENS, foram avaliados 1.151 participantes com diabetes tipo 1 ou 2. Eles tinham em média 60 anos de idade, e a maioria estava acima do peso. Todos os participantes apresentavam lesões na retina classificadas como leves durante um exame oftalmológico. 

O objetivo da pesquisa era avaliar se o uso de fenofibrato na dose de 145 miligramas evitaria a progressão dos danos na retina. Para isso, os voluntários foram divididos em dois grupos: um tomou placebo (um comprimido sem remédio ativo) e outro, o tal fenofibrato. 

E qual o resultado? Ao final de quatro anos, aqueles que receberam fenofibrato tiveram um risco 27% menor de progressão da doença na retina. E isso sem maior incidência de efeitos colaterais relevantes. 

O mecanismo exato do benefício ocular do fenofibrato não é conhecido, mas estudos anteriores já apontavam algo nessa direção. 

Vale destacar que ainda não há indicação formal para uso de fenofibrato na prevenção de danos na retina. A sua indicação atual no mundo todo continua limitada ao tratamento de pessoas com triglicérides elevados. Mas é possível que, em breve, as agências reguladoras aprovem seu uso para essa finalidade oftalmológica. 

O diabetes cronicamente descontrolado é uma das principais causas de cegueira no Brasil e no mundo. Os principais fatores para proteção de complicações oculares continua sendo a adoção de hábitos de vida saudáveis e o controle da glicose (o que pode ser feito de diversas formas, desde insulina até medicamentos via oral). 

Todas as pessoas com diabetes devem fazer consultas regulares com oftalmologista, pelo menos anualmente. Por isso,  o controle da glicose é o melhor que podemos fazer neste momento para manter a saúde ocular em ordem no futuro.

Por Carlos Eduardo Barra Couri,

Olhar da Saúde-Molduras-Carlos Eduardo Barra Couri
Carlos Eduardo Barra Couri

Médico endocrinologista e curador do Portal Olhar da Saúde.

Rolar para cima