Olhar da Saúde-Thumbs-Comunicação entre pacientes e profissionais

Você entende o que o profissional de saúde diz para você?

Uma especialista aborda a necessidade de alinhar a comunicação entre o profissional de saúde e o paciente – e a importância de não sair do consultório com dúvidas!

Alguns dias atrás, eu estava no hospital onde trabalho quando vi uma nutricionista conversando com um paciente adulto e sua acompanhante. Ela falou que ele não deveria “ingerir alimentos processados e industrializados” e, depois, perguntou se o paciente tinha alguma dúvida. Foi quando ele questionou se poderia beber refrigerantes e comer salame – justamente dois ícones de alimentos processados! 

A conversa foi curta, mas me fez refletir sobre a dificuldade da comunicação entre os profissionais de saúde e seus pacientes. De um lado, temos especialistas que muitas vezes usam palavras técnicas. Do outro, pessoas com vergonha de perguntar sobre esses termos e mesmo sobre outras orientações que não entenderam. 

Observando a comunicação entre alguns colegas e seus pacientes, algumas vezes já pensei comigo mesma: “Se meus pais estivessem ali, eles não teriam entendido nada”. 

Então, do lado do paciente, o primeiro passo é buscar uma participação mais intensa no processo do tratamento. Tente não sair do consultório com dúvidas, e discuta os pontos que acha realmente valiosos – às vezes, eles não estão no radar do profissional de saúde. Ou seja, vá para o consultório munido de perguntas. Não tenha vergonha ou medo. 

Mas a verdade é que a adequação da comunicação deve partir de nós, profissionais da saúde. Nós precisamos nos fazer entender, adequando os termos e dando espaço para o paciente se colocar. 

Com esse tipo de atitude, o paciente passará a seguir as orientações de forma mais adequada, o que é essencial para o sucesso do tratamento.

Por Daniela Moraes,

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Daniela Moraes

Médica reumatologista pelo HC-FMRP-USP. Graduação, mestrado e doutorado pela FMRP-USP.

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